O professor Francisco Murilo Zerbini Júnior, do Departamento de Fitopatologia da UFV, é um dos 14 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo, de acordo com o levantamento anual Highly Cited Researchers da consultoria acadêmica Clarivate Analytics.
A lista reconheceu 6.636 cientistas que tiveram o maior número de trabalhos publicados no último ano. O ranking considera a quantidade de citações em artigos e de patentes, entre outras métricas de produtividade e liderança na comunidade acadêmica.
Citado na categoria Microbiologia, Murilo Zerbini conduz um programa de pesquisa básica que estuda a ecologia e a evolução de vírus. Para isso, utiliza como modelo os geminivírus, um grupo de vírus que infecta plantas. Ele é também especialista em taxonomia e editor de diversos periódicos da área de virologia. Somente nos últimos 10 anos, o professor contabilizou 105 artigos publicados.
Desde 2020, preside o Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), o primeiro dirigente que trabalha em um país do Sul Global. Na UFV, além de docente, Murilo é assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG).
Veja mais em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2024/12/02/usp-tem-oito-dos-pesquisadores-mais-influentes-do-mundo-brasil-tem-14.htm